quinta-feira, 24 de julho de 2014

Cristianismo resumido

Um estudo sobre quatro pequenas palavras que aparecem em Gálatas 2:20


Em Gálatas 2:20 há quatro palavras, bem pequenas, que indicam quatro relacionamentos distintos do crente com o Senhor Jesus. Na sequência dada abaixo, as primeiras duas palavras se referem ao nosso Senhor na Sua crucificação, e as outras duas se referem a Ele agora, depois da Sua morte na cruz. As quatro palavras são: por, com, em e pela.

1. “O qual … se entregou a si mesmo por mim”, diz o apóstolo, e ele se refere, não à ele somente, mas à todos os seus irmãos na fé. Aqui vemos ele e seu Senhor vistos como distintos. É como se ele estivesse afastado, olhando para a morte do Senhor Jesus na cruz.

2. “Estou crucificado com Cristo”. Aqui ele é visto, não separado, mas junto com seu Senhor na cruz. A primeira palavra mostra a cruz no aspecto do perdão; aqui, temos a cruz na sua aplicação à vida daquele que já tem sido perdoado.

3. “E vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim”. A crucificação é morte; a vida é a capacidade para trabalhar. A morte é para o velho homem (Romanos 6:6); a vida é o princípio que rege o novo homem.

4. “E a vida que agora vivo na carne, vivo pela fé no Filho de Deus”. Isto é a verdadeira vida, não em sua essência e princípio, mas em sua conduta. É verdade que nossa vida vem dEle, e que Ele vive em nós; mas também é verdade que, na nossa vida diária, precisamos sempre desta fé que vê e ouve Àquele que é invisível.

Ele morreu por mim, eu estou crucificado com Ele; Ele vive em mim, eu vivo pela fé nEle. Isto é Cristianismo!

A. Stewart (traduzido e condensado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário