segunda-feira, 29 de junho de 2015

Aproveitamento

A maioria de nós lê pouco. Mas o pior é que temos pouco proveito naquilo que lemos. Eis alguns conselhos.

Você já leu o último número de “Vigiai e Orai”?

Não pretendemos fazer nenhum comentário sobre algum artigo, mas simplesmente levá-lo a pensar na sua resposta. Quantos dirão: “Sim, já li”; outros dirão: “Uma parte”, ou “Não li, não tive tempo”.

Temos tido boas literaturas distribuídas entre o povo de Deus, porém temo que a maioria não está lendo com aproveitamento.

Desde que começamos este periódico, temos este serviço como um ministério de edificação para os crentes. Agora, não teria nenhum sentido gastar tempo e dinheiro de tantos servos dedicados, se não atingirmos este objetivo.

Três classes sem aproveitamento

Entre todos os que recebem estas literaturas, podemos pensar em três classes que não aproveitam como poderiam.

1. Os negligentes: são aqueles que simplesmente não lêem. A coleção de “Amados…” deles é a mais bem conservada, isto quando a guardam.

Um irmão contou-me que certa vez usou um artigo de “Vigiai e Orai” e trouxe um estudo para a igreja. Todos apreciaram, e alguns o elogiaram pelo bom estudo. Ele imediatamente perguntou aos irmãos: “Vocês não leram este artigo?” A resposta foi “não”. Já havia passado mais de um mês desde que a revista tinha sido distribuída, e eles não tinham lido.

Não estaria isto acontecendo na igreja onde nos reunimos? Procure saber, mas prepare-se para não ficar decepcionado.

Alguns argumentam que não trocam a leitura da Bíblia por outras literaturas. A isso só tenho que dizer um forte “Amém”, se fosse verdade. Contudo, minha observação e experiência é que os que mais lêem a Bíblia são os que mais lêem outras literaturas relacionadas com a Palavra, e ainda mais, são os que têm mais discernimento e aproveitamento nestas leituras.

De maneira nenhuma você deve trocar a leitura e meditação das Escrituras por um artigo de “O Caminho”; seria o mesmo que trocar uma refeição completa por um simples lanche. Porém você pode separar 10 a 15 minutos por dia para uma leitura “atenciosa” destas publicações. Quantos não perdem muito mais tempo lendo jornal, assistindo televisão, ouvindo hinos, dormindo, passeando, etc? Será que não encontram um tempinho para edificarem-se através de boas leituras?

2. Os apressados: estas literaturas não são publicadas simplesmente para serem lidas, mas para serem lidas com aproveitamento.

O perigo que quero expor é mais comum nos que gostam de ler. É o meu caso, e tive que me impor uma dura disciplina para aproveitar melhor estas publicações. Era só chegar uma revista em minhas mãos, e pronto. Enquanto não lesse tudo, não estava contente. Várias vezes li estas revistas num só fôlego. Não preciso dizer que o aproveitamento foi mínimo.

Ler era meu objetivo, porém ler não deve ser um fim em si mesmo, mas um meio pelo qual você receberá instruções. Devemos ler com meditação, somente a quantia que podemos aproveitar. Isto deve ser aplicado também à leitura da Bíblia.

Quanto às revistas, o ideal seria um artigo por dia, três ou quatro vezes por semana. Fazendo assim, você leria num período de três meses um exemplar de Vigiai e Orai, um de Amados…, um de A Senda do Cristão, um de O Caminho, sobrando ainda espaço para outras literaturas locais. Importante: você só vai usar 10 a 20 minutos por dia, dependendo se é um leitor lento ou rápido.

Volto a repetir, isto não deve tirar o seu tempo de leitura e estudo da Bíblia, que deveria ser no mínimo o dobro, e todos os dias.

3. Os “pula-pulas”: desculpe pela maneira de referir-me a estes, mas não encontrei um termo melhor. Trata-se aqui dos leitores que “escolhem” alguns artigos para ler. Normalmente eles escolhem os artigos menores (acho que não irão ler este, é muito longo). Também evitam aqueles que são publicados em séries, e desprezam outros porque o título ou assunto não os atrai.

Irmão, se você é um destes, e chegou até aqui, você precisa também disciplinar-se. Alguns conselhos do item dois servirão também para este caso.

A responsabilidade dos anciãos

Ao terminar, quero sugerir dois pontos onde os presbíteros locais devem vigiar.

1. Se o alimento está chegando até as ovelhas: pensando em particular no nosso tema, seria importante que os anciãos estivessem abordando os membros da igreja local para animá-los a ler, principalmente alguns artigos que reconhecem ser proveitosos e necessários para este ou aquele irmão.

2. Se o alimento é sadio: temos que reconhecer que os irmãos que escrevem, embora com toda dedicação, estão sujeitos a erros. Uma heresia pode vir em forma de literatura e afastar o povo de Deus da sã doutrina. Assim como agiríamos com relação a um pregador que esteja pregando heresias, não deixando ele falar, assim temos que agir com certas revistas, livros e artigos: não os deixe falar.

Nossa oração é que Deus abençoe esse ministério escrito, e que Seu povo seja edificado e levado mais perto dEle.

L. M. Altoé

Nenhum comentário:

Postar um comentário